quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Escovação do seu gato

Escovação do seu gato

A escovação da pelagem de seu filhote logo se tornará um momento especial entre você e seu filhote. Uma pelagem bonita é sinal, não só de bons cuidados, mas também de boa saúde. A escovação também é uma oportunidade de inspecionar o filhote por completo e detectar a presença de qualquer ectoparasita.

A ESCOVAÇÃO NÃO É UM LUXO É UMA NECESSIDADE

É necessário remover os pelos mortos que permanecem na pelagem, para evitar assim, a ingestão excessiva dos mesmos. A lambedura excessiva pode levar à ingestão de grande quantidade de pelo e à formação de bolas de pelo (tricobezoares) no estômago. As bolas de pelo podem causar vômitos e, ocasionalmente, obstruir o trato digestivo nos casos mais graves.
Você precisa acostumar seu filhote a ser escovado desde cedo. O “ritual” logo se tornará um momento prazeroso durante o qual você se sentirá próximo ao animal. Além disso, sempre é recomendável finalizar a sessão de escovação com um carinho ou uma brincadeira.
A escovação da pelagem é um momento muito especial e ajuda a reforçar os laços entre você e seu gato. Além disso, a escovação além de manter a beleza do animal, permite detectar a presença de qualquer ectoparasita.

● Raças de pelo curto

Uma escovação semanal é suficiente. Antes de escovar, você pode massagear o pelo do filhote no sentido contrário ao crescimento com uma luva de malha com cerdas de aço inoxidável para remover os pelos mortos e tonificar a pele. Utilize uma escova macia, feita, se possível, com certas naturais, para evitar o dano à pelagem.

● Raças de pelo médio e Persas

São necessários alguns minutos de escovação diária para evitar nós/emaranhados e sujidades. Um pente de metal de cerdas longas é a ferramenta mais apropriada. Sempre penteie seu filhote na direção do crescimento dos pelos e, em seguida, na direção oposta a fim de remover os pelos mortos e desfazer os pequenos nós delicadamente. Quando um nó for difícil de ser desfeito, você deve prosseguir com paciência e delicadeza sem puxar e arrancar chumaços de pelos.
Ainda que ele gaste muito tempo se lambendo, seu gato apreciará a escovação da pelagem, especialmente se tiver pelo longo e se for acostumado desde cedo. Durante a época de muda (primavera e verão), escove-o com maior frequência. Isso ajudará a evitar que ele engula grande quantidade de pelo, que pode causar vômitos e até mesmo obstruir o trato digestivo se engolido. Alguns gatos adultos necessitam de ração especialmente formulada para estimular seus sistemas digestivos e ajudar a eliminar as bolas de pelo com mais facilidade.
• Adquira escova e pente especiais próprios para seu filhote.
• Não se esqueça de escovar atrás das orelhas e atrás do pescoço.
• Sempre escove primeiro na direção de crescimento dos pelos e, depois, na direção oposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário