quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Banho do seu gato

Banho do seu gato 

CUIDADO: NEM TODAS AS RAÇAS GOSTAM DE ÁGUA!

Pouquíssimos gatos gostam de água. Contudo, o banho é necessário para cuidar de seu pelos. Portanto, seu gato precisa ser acostumado desde cedo.

PROCEDA COM DELICADEZA, MAS COM DETERMINAÇÃO.

Na primeira vez, é importante acostumá-lo com a água sem assustá-lo.
Para fazer isso, umedeça-o com água usando uma flanela ou esponja. Se o gato ficar muito agitado ou agressivo, não insista. É melhor repetir o procedimento nos dias seguintes até que o filhote se acostume.

ENXÁGUE COMPLETAMENTE.

Depois de encher o fundo da banheira ou de uma bacia colocada no chuveiro, com água a uma temperatura de 36-37°C, coloque seu filhote nela, ao mesmo tempo em que você o tranquiliza, acariciando-o e falando com ele. Umedeça o dorso do animal com uma vasilha, evitando que a água escorra nos olhos ou nas orelhas. Evite deixar a cabeça úmida.
É importante usar apenas xampus especiais para gatos, com pH adequado para seu tipo de pele e pelagem (ou seja, aqueles vendidos em farmácias veterinárias e distribuidores especializados).
Em seguida, lave a pelagem, particularmente onde está suja, e enxágue por completo com a ajuda de uma vasilha ou um chuveirinho.
Envolva seu filhote em uma toalha limpa e aquecida para secar o pelo por toda a superfície do corpo. Depois, utilize um secador de cabelo para finalizar a secagem (o secador não deve estar muito quente e nem muito próximo à pele do animal).

IMPORTANTE

Jamais utilize xampus destinados a seres humanos em gatos, pois podem ser tóxicos para os filhotes.
• Não use produtos de coloração.
• Não permita que seu filhote seja lavado por alguém que não tenha as habilidades práticas necessárias
•    Nunca os corte os bigodes, pois os bigodes do gato são utilizados para realizar a exploração tátil de seu ambiente e para se comunicar com seus companheiros.
Pouquíssimos gatos gostam de água, mas, para aqueles com pelagens de comprimento médio e longo, o banho é imprescindível; portanto, você deve acostumar seu filhote com a água desde muito cedo. Essa etapa pode levar tempo e precisa ser feita de forma progressiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário