Cio e castração
Cio
O filhote cresce rápido e se torna sexualmente maduro depois de alguns meses – entre 7 e 12 meses para os machos, enquanto o primeiro cio costuma ocorrer nas fêmeas a partir dos 6 meses de vida.Os cios manifestam-se por meio de miados, fricção repetida (ou seja, o ato de o gato se esfregar repetidas vezes) ou postura de monta quando o dorso é tocado.
Castração
Essa cirurgia, realizada geralmente aos 6 meses de vida, pode ser feita depois de 3 meses. Esse tipo de intervenção cirúrgica ajuda a restringir a reprodução indesejada e gera um comportamento mais adequado a vida doméstica (ou seja, dentro de casa). Além disso, mesmo para os gatos com acesso à rua ou a qualquer ambiente externo, a expectativa de vida aumenta bastante com a castração, por diminuir as brigas e as doenças transmitidas entre os gatos. Consulte o veterinário em busca de mais informações.Hormônios após o nascimento: o crescimento depende da síntese eficiente de certos hormônios. Lembre-se que a castração precoce não afeta o crescimento do filhote nem seu tamanho na idade adulta.
Vantagens da castração
• Para as fêmeas, a castração elimina os cios, as ninhadas indesejáveis e as doenças do sistema reprodutor.• Para os machos, a castração torna os gatos menos agressivos, poupando-os de brigas, diminuindo as marcações territoriais (com urina e arranhões) e reduzindo a tendência à fuga.
• Em geral, o gato castrado será mais amistoso com seres humanos e menos agressivo com seus companheiros felinos.
Você sabia?
A expectativa de vida dos gatos castrados pode dobrar!É preciso manter o peso ideal de seu gato!
Apesar de dobrar (em média) a expectativa de vida, a castração também triplica ou quadruplica o risco de o animal ficar acima do peso ideal . De fato, embora as necessidades energéticas do gato diminuam em até 30% , seu apetite aumenta em 20%, podendo ser muito difícil saciar alguns gatos.Para evitar o ganho de peso excessivo, existem 4 prioridades:
• Mudar a dieta para uma solução nutricional adaptada às suas novas necessidades;• Fornecer a quantidade certa, seguindo a tabela recomendada na embalagem da ração;
• Exercitar seu gato;
• Pesar seu gato regularmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário